Algumas correções sobre a entrevista com Sotero



Esta "errata", de maneira alguma, invalida ou diminui a reportagem realizada com Sotero um ano antes de sua morte. Nem diminui sua importância para o hipismo brasileiro e do Exército. São apenas pequenas correções, descontando um pouco da narrativa romanceada com que Sotero contava histórias.
Como curiosidade, conta o Cel Torres que, quando era aluno do Esquadrão de Cavalaria do Colégio Militar do RJ, no período 1959/1961, o cavalo Cerrito, com quem Sotero foi selecionado para ir à Olimpíada de Roma, foi emprestado para uma prova de alunos dentro do próprio CMRJ. Ninguém ali poderia imaginar que aquele cavalo foi selecionado para participar de uma Olimpíada.

Umbu


1- A prova com o Umbu, na SHB, ocorreu em 1968. O comandante da escola, portanto, era o Cel Fonseca (Gatilho), e não o Cel Bonnecaze.

2- "Pega a cabeçada do Mairã, bota aí e leva lá na pista...". O Mairã era montada do HC Pimenta, e só passou a ser montado por Sotero em 1971, após ter sido comprado pelo Exército. Portanto, a cabeçada não poderia ser do Mairã. E, pela própria narrativa de Sotero, dá para notar a admiração dele por Mairã. Então, se ele já tivesse o Mairã, jamais iria atrás do Umbu nas baias.

3- Ao contrário da narrativa, Umbu não morreu na segunda-feira após a prova. Foi devolvido ao piquete da carriere geral da escola, onde, pelo menos até 1970, ainda permanecia.

Urânio


Urânio foi iniciado pelo Sgt Claudino, quando fez o curso de monitor de equitação, em 1967. Terminado o curso, passou para o Amaro (o mesmo da "nantes"). No ano seguinte, esteve nas mãos do então Ten Paulo Cunha, quando sagrou-se campeão da Taça Realengo (salto). Depois do curso, que na época durava seis meses, foi para Sotero. Nunca foi de CCE nem do Georgelino. A respeito do Urânio, Paulo Cunha enviou para o Cel Torres, por e-mail, a história do Urânio antes do Campeonato Brasileiro:

O Uranio, tratado jocosamente pelo Sotero, é um dos grandes cavalos do EB e da minha vida.
Não era louco. Era forte, saudável, leal e valente.
Foi mal domado e quebraram-lhe a barra com o barbicacho, do lado esquerdo, entre o colmilho e o primeiro incisivo.
Foi iniciação do Amaro que, macaco velho, trabalhava com bridão de cargueiro e focinheira por cima do bridão. O Claudino fez a iniciação A, no curso anterior. No final, o Amaro pegou.
Acho que o velho Georgelino nunca chegou perto dele.

Quando recebi o cavalo do Spang, me fizeram um milhão de recomendações.
No dia seguinte, o Amaro encostou em mim, encheu minha bola por causa do Chile e deu todas as dicas do Uranio. Na ocasião aconselhou: finja que ele é bravo, entre de ré na pista, sem chicote e sem esporas e, não vai ter adversário. Além disso, "acerte no peso do corpo, não monte forte e não toque na boca". Não deu outro bicho !!!
Fiz o curso todo com ele, sem faltar a uma instrução ou competição. Na Realengo, entrou entre os quatro nas dez provas, ganhando cinco. Ainda escreveu o nome em outra taça, não me lembro se no rodízio ou nas Nações.
Após essa última prova e antes da formatura, o Uranio já estava nas baias do Velho aos cuidados do Rocha. Ele havia perdido para a AIE o Zorro e o Visigodo.
Voltamos para o REsC após o curso que durou seis meses.
Em setembro de 68, "armaram" uma eliminatória para Gatilho, Sotero, Pimenta e Monzon, no Realengo. O velho Euclides soube, brigou na CDEx e me "aceitaram" na seleção. O San Remo já estava em fim de carreira e iria morrer na ano seguinte.
Assim mesmo, entrei em terceiro, atrás do Dragão e do Uranio, e fui para Campinas.
Então:
- o caso do saco, não aconteceu - ele ficava bravo no padock e entrava na pista de ré;
- o caso da Rita é verdade - na primeira rodada, ele montou de espora e chicote, fez 4 pontos e no último salto abordou batendo. O Uranio enloqueceu. Na segunda rodada, a Rita entrou de ré e quando tocou o sino, o Urânio disparou, subiu o talude da assistência, galopou na horizontal, voltou para a pista e "arrepiou" um oxer de 1,50m !!! Sino !!!
- o Gatilho e o da Erika, desistiram.
- o Velho, na terceira volta, já era campeão e,
- O URANIO é um CAVALO CAMPEÃO BRASILEIRO !!!! (fazendo só um percurso)

Se não me falhou a memória, é isso aí.
Saudações Cavalarianas PC




Desenvolvido por BNunes
Entre em contato conosco