Abertura da temporada de adestramento no RS

24 de maio de 2010, por Tulio Nunes

No próximo domingo, 30 de maio, a abertura da temporada de adestramento do RS, no HGG. Serão realizadas provas de iniciantes até a Forte-II.

(1) comentário para “Abertura da temporada de adestramento no RS”

  1. jauro

    Túlio: o livro de que te falei…

    26 26UTC jul 26UTC PM
    ADESTRAMENTO PARA A NOVA ERA
    Oi turma,
    A dica de livro desta semana é a respeito do livro “Adestramento para a Nova Era”, da autoria de Dominique Barbier e publicado no Brasil pela Ophicina Books. Vejam mais a respeito em
    http://www.ophicinabooks.com.br/lancamentos.php .
    Sempre estamos comentando sobre a falta de livros sobre cavalos, especificamente sobre equitação, publicados no Brasil. A literatura disponível em nosso país e no vernáculo é escassa, e geralmente limitada ou um tanto antiquada.

    Uma das razões pelas quais isso acontece é simplesmente o pequeno mercado – em outras palavras, poucos compradores para os livros existentes, o que não anima as editoras a renovarem edições já existentes ou traduzir novas obras editadas na América do Norte ou em países europeus. Simples questão da lei da oferta e da procura.

    Por isso mesmo, faço questão de recomendar a vocês o livro do Barbier, que é provavelmente o melhor e mais moderno (diria até heterodoxo…) já publicado no Brasil sobre adestramento clássico. Num país carente tanto de bons livros quanto de bons mestres de equitação (e creio que as duas coisas estão interligadas), o melhor incentivo que nós, público, podemos dar para termos acesso a mais e novas obras sobre cavalos & equitação, é este – consumir os bons livros existentes!

    Pensem nisso, leiam, comprem, recomendem o livro “Adestramento para a Nova Era”. Vejam abaixo um breve trecho da introdução:

    Neste mundo acelerado, muitos esquecem a calma e a cura que o cavalo oferece. Esquecem da magia do centauro – a unidade entre homem e cavalo. Felizmente, em todo o mundo, muitos estão retornando ao que é essencial, ficando mais conscientes de que o bem-estar de seu cavalo é tão importante quanto o seu próprio. O que chamamos de “Nova Era” é a conscientização de que dividimos o mesmo mundo, e que devemos participar ativamente da construção de um mundo melhor. Sem qualquer sombra de dúvida, o cavalo será parte integrante deste mundo. E se o tratarmos com amor e respeito, ele nos ajudará, e nos curará. Cavalos nos ensinam a pedir sem agressão, a amar sem condição, e a evitar o lado destrutivo da perfeição. Ensinam-nos a sublimar-nos através de dividir, dar e curar. Ensinam-nos a desfrutar de cada momento por sua novidade e encantamento, e a manter-nos fiéis às melhores tradições do passado.

    E ainda este trecho, muito alinhado com a idéia dos “cavalos entusiasmados”, lembrando a vocês que a raiz etimológica de “entusiasmo” é “ter Deus dentro de si”:

    Também acredito que os cavalos são os mais próximos de Deus de todos os animais. Cavalos são cármicos e chegam às nossas vidas carmicamente, quando chega a hora de realmente aprendermos. Não podemos perder esta oportunidade de aprender, pois isto irá enriquecer outras áreas de nossas vidas. Quando você se sentir frustrado durante este processo de aprendizado, não fique bravo com seu cavalo. Lembre-se do velho provérbio árabe que diz, “seu cavalo é seu espelho”. (Dominique Barbier)
    dzinji Pontes, um dos colaboradores da publicação brasileira de “Adestramento para a Nova Era”, lecionando com Thor Função.
    Enfim, se vocês nunca leram um livro sobre equitação na vida, sugiro que comecem por este. Se pretendem ler um único livro sobre cavalos este ano, leiam este.
    Abraços,

Deixe um comentário

*

Powered by WordPress.
Centauro. Todos os direitos reservados.