Mudança de pé no ar

1 de agosto de 2010, por Tulio Nunes

Já está disponível para leitura a primeira parte do prometido artigo sobre mudança de pé no ar. Nesta primeira parte, fazemos uma análise do movimento, e mostramos alguns métodos de ensinar a mudança. Na segunda parte, que deverá ser publicada em breve, analisaremos mais métodos de ensinar a mudança, bem como veremos alguns problemas que podem surgir, e sua correção. Leiam o artigo aqui !!!

(2) comentários para “Mudança de pé no ar”

  1. Rosana Amin Tavares

    Olá Túlio,parabéns por conseguir resumir e explicar com tanta clareza,
    já fui tua secretaria em provas de adestramento e admiro muito tua postura nos julgamentos.É sempre bom aprender com aqueles em que confiamos.Um abraço,Rosana.

  2. Claudemir

    Olá Túlio, muito bom esse artigo sobre mudança de pé no ar.
    Tenho uma dúvida que não encontrei no artigo. Trata-se da atuação das mãos para indicação da mudança. Qual a sua opinião sobre o papel que as ajudas de mão devem desempenhar nesse exercício? Além disso, como proceder com essas ajudas nos diferentes modelos de embocaduras. Por exemplo, qual a conduta ou diferença quando estiver com freio ou bridão ou ainda entre uma embocadura forte ou fraca. O animal percebe diferença no comando de mãos para fazer a mudança se estiver com uma embocadura forte ou fraca?

    Oi, Claudemir. Não tratei das ajudas de mão nem de pernas porque as ajudas tem que ser as mesmas que você usa para partir ao galope, e há várias maneiras de fazer isso. Eu faço a partida ao galope com a rédea de dentro “cortando o pescoço do cavalo”, dando a inflexão para dentro, e dou um leve toque com o calcanhar de fora atrás da cilha, caracterizando, assim, a ajuda diagonal para a partida. Então, a ajuda de mão que uso na mudança de pé é, no máximo, uma torcida do punho para fora. O importante é a descontração e o contato por igual nas duas rédeas, e, para mim, não faz diferença o tipo de embocadura que você está usando. Abraço !

Deixe um comentário

*

Powered by WordPress.
Centauro. Todos os direitos reservados.